Principais Serviços Prestados

Fornecemos aos produtores assistidos índices zootécnicos importantes para tomada de decisão perante a bovinocultura, com o objetivo de auxiliar na obtenção de melhores resultados econômicos.
A ultrassonografia é sem dúvida um dos maiores avanços na reprodução animal. Esse tipo de exame ginecológico é muito mais preciso e detalhado. Permite que o diagnóstico de prenhes (30 dias) possa ser mais precoce que o realizado por palpação retal (em média 45 dias), detectar patologias no útero e ovários e tendo a grande vantagem de não ser um método invasivo.
Controle sanitário são medidas profiláticas capazes de eliminar, reduzir ou impedir a ocorrência de determinadas doenças nos rebanhos. Através do correto controle de ecto e endoparasitas, conseguimos melhorar os índices zootécnicos do rebanho proporcionando melhores resultados econômicos aos produtores atendidos.
Os relatórios permitem ao produtor acompanhar os índices zootécnicos da propriedade e a futuras tomadas de decisões em relação a venda de animais, aquisição de animais, aumento da produção de leite, aumento da produção de volumoso para o ano seguinte, etc.
A construção de instalações é um dos grandes gargalhos da atividade. Principalmente pelo fato da maioria dos produtores adaptarem as instalações sem auxílio técnico, desprezando a localização da construção, posição do sol, ventilação do local, e demais fatores que podem interferir na mesma.
Selecionar animais superiores no rebanho é de extrema importância para viabilidade da bovinocultura, haja vista a grande variabilidade na produção dentro do mesmo rebanho. Através das escriturações zootécnicas é possível identificar animais superiores e aumentar o foco na reprodução dos mesmos, e os animais inferiores eliminá-los, para aumentar a eficiência econômica da atividade.
O touro corresponde a mais de 50% da genética do rebanho, uma vez que este terá seu material genético difundido por grande parte do rebanho. A escolha correta de touros para atingir o propósito da propriedade é de fundamental importância para redução de custos com problemas futuros como: distocias, problemas podais, deslocamento de úberes, ocorrência de mastites, redução de natimortos, etc.
Translocação peniana (Rufião), cesária, castrações, descornas cosméticas, etc.
O uso de touros para detecção de cio no rebanho é uma prática comum na bovinocultura. A técnica da translocação peniana é muito aceita pelos Médicos Veterinários, por impedir que esses animais consigam copular o animal detectado em estro.
É um procedimento cirúrgico realizado para remoção do feto, podendo ser realizado com a fêmea em pé ou em decúbito, com o objetivo de manutenção da vida de ambos e da contínua função reprodutiva da vaca.
Indicações: Estreitamento das vias fetas, gestação abdominal ou ectopias fetais, edema de vulva e vagina, gigantismo fetal, torção uterina, etc.
Muito utilizado na bovinocultura de corte para melhorar o manejo e a qualidade da carcaça.
Com finalidade cosmética, para redução de traumatismos e danos ocasionados sobre a carcaça por brigas.
– São duas zoonoses causadoras por grandes prejuízos econômicos e sociais ao país. Devido a sua relevância o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) institui o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) para atuar no controle e erradicação das mesmas.
– Animais positivos para Brucelose podem apresentar: aborto no terço final de gestação, reabsorção embrionária, repetição de cio em intervalos irregulares e nos machos orquites, dores articulares, etc.
– Animais infectados com Tuberculose podem apresentar: abortos, febre alta, queda da produção, etc.
Consiste na identificação dos fatores causadores das patologias ocorridas nos bovinos. Através de um exame minucioso, pode ser evitado a perda de animais e auxiliar numa recuperação mais rápida do quadro pelo animal afetado.

Serviços Relacionados à Inseminação Artificial

Abastecimento de Botijão de Sêmen

Venda de Sêmen e Material

Acasalamento de Animais (Escolha de Touros)

Palestras Sobre Acasalamento em Bovinos Leiteiros

Cursos de Inseminação Artificial