Por que a silagem de milho é utilizada na dieta de vacas em lactação ao redor do mundo?

Por que a silagem de milho é utilizada na dieta de vacas em lactação ao redor do mundo?

Obviamente, existem várias razões para tal cenário e, desse modo, são estes aspectos que foram abordados pelo autor Thiago Bernardes no site MilkPoint, e a Insemina compartilha abaixo:

  • A espécie Zea mays (milho) se desenvolve de forma satisfatória em todas as regiões produtoras de leite no Brasil;
  • As indústrias produtoras de sementes de milho têm investido no melhoramento genético da cultura e, desse modo, têm disponibilizado excelentes híbridos ao mercado;
  • O Brasil possui profundo conhecimento das práticas agronômicas da cultura;
  • Máquinas de pequeno e grande porte são capazes de realizar a colheita;
  • Elevada produtividade de matéria seca (MS) em um único corte;
  • Excelente perfil de fermentação;
  • Associa, em sua composição química, fibra e amido, dois carboidratos essenciais na nutrição de vacas em lactação;
  • Quando incluída em rações totais, adiciona umidade e consistência, o que reduz a seletividade dos animais.
  • Embora a silagem de planta inteira seja o principal objetivo das fazendas, as mesmas ainda têm a opção de transformar a cultura em grãos secos ou em outras silagens, tais como, grãos úmidos, snaplage e grãos reidratados.

Em seu artigo, Thiago comenta que muitos produtores perguntam: “Se eu ensilar capim e, posteriormente, inserir milho seco, não atinjo o valor alimentício da silagem de milho? A resposta para Thiago é: NÃO. Quando os capins são ensilados, estes possuem cerca de 20% de matéria seca. Desse modo, a fermentação será indesejável, o que se traduz em perdas e redução de consumo, pois os produtos finais da fermentação inibem a ingestão. Mesmo adicionando qualquer aditivo seco a forragem no momento da ensilagem, a fermentação continuará sendo prejudicada. Somado a isto, as forragens tropicais possuem menor digestibilidade de fibra quando comparadas a planta de milho em seus ótimos pontos de corte, o que pode reduzir o potencial de ingestão de MS, bem como o de energia pela vaca.

Portanto, a silagem de milho é o principal ingrediente na dieta de vacas em lactação, fornecendo fibra para a saúde ruminal e energia (amido) para a produção de leite. Outras forragens podem ser utilizadas nas dietas, mas como segunda fonte de forragem para estes animais. Associar silagem de milho a outros ingredientes (forragens) ainda é a melhor opção na nutrição de vacas em lactação.

Fonte: Site MilkPoint

Share this post